4 fatores a serem avaliados antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é um investimento de longo prazo e que envolve uma grande parte do seu patrimônio que se tornará imobilizado. Assim, é preciso agir com o máximo de cautela para tomar boas decisões.

Não é algo que deva ser feito de uma hora para outra, seja para morar, alugar ou até mesmo para especulação. É fundamental analisar uma série de questões antes de empenhar esse valor tão alto no mercado imobiliário.

É com isso em mente que criamos este conteúdo exclusivo com 4 fatores a serem avaliados antes de comprar um imóvel. Confira!

1. Comece pelo orçamento ao comprar um imóvel

A compra de um imóvel irá utilizar uma grande parte do seu patrimônio, para a maioria das pessoas, a maior. Assim, é preciso compreender o quanto essa aquisição irá impactar no seu orçamento.

Portanto, busque entender as taxas praticadas em caso de financiamento ou consórcio, os impostos a serem pagos mesmo que a compra seja à vista, assim como os custos de registro e atualização cadastral.

Se você pretende financiar o imóvel, esse detalhe é ainda mais importante. Afinal, em época de taxa de juros alta, mesmo o melhor imóvel pode se tornar um problema caso o preço não esteja condizente com a realidade do mercado imobiliário.

2. Localização do imóvel

localização é o segundo ponto mais importante. Se você vai morar no imóvel, é importante para a praticidade do seu dia a dia. Caso a aquisição seja feita com a mentalidade de investidor, haverá um impacto significativo na valorização da propriedade com o crescimento da região.

Imóveis no centro da cidade ou em bairros nobres tendem a ser significativamente mais caros do que na periferia ou em áreas pouco habitadas. Porém, nesse segundo caso, se houver previsão de investimento na região, pode ser um bom negócio.

3. Infraestrutura e idade

infraestrutura e a idade do imóvel devem ser levados em conta, afinal, com o passar dos anos há uma depreciação do mesmo. É importante compreender se essa depreciação é compensada ou superada pela valorização.

Imóveis muito antigos tendem a ter um valor menor no mercado imobiliário justamente pela infraestrutura não ser a mais moderna disponível. Portanto, avalie até mesmo a necessidade de futuras reformas para não ter uma surpresa.

4. Documentação

Muitas pessoas acreditam que a documentação do imóvel é apenas mais um aspecto burocrático que precisa ser considerado. No entanto, é muito mais do que isso. Trata-se de uma segurança a mais para o comprador.

É preciso verificar se o imóvel está devidamente registrado no Tabelionato da região, com todas as dívidas e impostos pagos, assim como a ausência de ações judiciais sobre o terreno.

Afinal, caso a compra seja efetivada mesmo com algum problema na documentação, é o novo morador que irá arcar com o prejuízo. Informação nunca é demais!

Nesse sentido, é fundamental contar com a ajuda de uma imobiliária especializada em imóveis de alto padrão, afinal, já conhecemos todas as minúcias desse mercado.

Para mais informações, acesse a nossa página agora mesmo!

Compare listings

Comparar