Quando se fala em comprar um imóvel, muitas vezes essa possibilidade já é associada a uma grande dor de cabeça. Afinal, por se tratar de um bem de alto valor agregado, as transações de compra e venda naturalmente envolvem uma burocracia maior.
Mas, saiba que é possível tornar esse processo mais tranquilo. A seguir, confira 5 dicas para seguir e comprar o seu imóvel sem dor de cabeça!
Coloque no papel tudo que você procura
Pode parecer bastante básico, mas acredite: muita gente começa a olhar o mercado sem saber exatamente o que está procurando. Com isso, filtrar as melhores oportunidades de negócio acaba sendo muito mais difícil. Então, o primeiro passo é listar quais são as suas prioridades, o que não pode faltar no imóvel ideal.
Quando falamos do segmento de alto padrão, essa lista costuma incluir pontos como:
- Localização privilegiada;
- Arquitetura diferenciada e, se possível, assinada por um profissional de renome;
- Acabamentos de luxo;
- Área de lazer completa;
- Infraestrutura.
O mais importante é começar a sua procura estando ciente daquilo que você não abre mão.
Analise a viabilidade financeira
A compra de um imóvel de luxo é um grande investimento. Aliás, investir o dinheiro de maneira segura é um dos principais objetivos de quem se lança nessa empreitada. Assim, antes de fechar negócio, é essencial analisar se ele é viável do ponto de vista financeiro, qual o seu potencial de valorização – para saber quanto dinheiro vai render caso você opte por vendê-lo no futuro.
Informe-se sobre a construtora
Uma boa parte dos problemas decorrentes da compra de um imóvel é causada pela construtora. Por isso, não deixe de observar as seguintes questões:
- Essa construtora tem experiência na construção de empreendimentos de luxo?
- Como ela é vista no mercado?
- Quais são as percepções de outras pessoas que compraram imóveis assinados por ela?
- Que tipo de suporte ela oferece aos clientes?
Analisando criteriosamente todas essas variáveis, você vai evitar de se envolver com uma empresa que talvez não tenha a expertise necessária para atender às suas expectativas, além de minimizar drasticamente as chances de cair em qualquer tipo de golpe.
Confira a documentação
Esse é outro motivo para dor de cabeça na compra de um imóvel: documentação incompleta ou incorreta. Entre os documentos que precisam ser apresentados pelo vendedor estão: certidão atualizada de registro do imóvel, certidão de ônus gerais, habite-se, comprovante de quitação de débitos do condomínio, planta baixa e outros.
Começar a transação sem que a documentação esteja adequada vai gerar problemas em algum momento.
Conte com uma imobiliária especializada
O suporte de uma imobiliária especializada no segmento de alto padrão é essencial para que a procura pelo imóvel ideal e o fechamento do negócio ocorram a contento e sem que isso se torne um pesadelo. Os profissionais saberão orientar você e tirar todas as suas dúvidas, garantindo um processo muito mais tranquilo.
A Marchand Imobiliário é referência em imóveis de luxo e está à disposição para atender à sua demanda. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho.