7 riscos de investir em um imóvel

Quem já conhece o universo dos investimentos deve saber que não existe nenhum investimento sem riscos. Mas, ainda assim, os imóveis são considerados investimentos seguros, desde que alguns cuidados sejam tomados. A seguir, listamos alguns desses riscos, para você ficar de olho antes de escolher um imóvel para compor sua carteira de investimentos.

1. Baixa liquidez

Um dos principais riscos de investir em um imóvel é a baixa liquidez. Afinal, é incerto o tempo que vai levar para encontrar um comprador ou inquilino para o imóvel. Ou seja, diferente de outros investimentos, nos quais é possível reaver rapidamente o dinheiro aplicado, com os imóveis não é bem assim.

A baixa liquidez é uma característica natural deste tipo de investimento e o investidor deve se atentar para não vender ou alugar o imóvel por um valor abaixo, apenas porque precisa do valor investido de volta.

2. Pagar mais do que o imóvel vale

Quem deseja expandir sua carteira com imóveis, deve prestar bastante atenção para não pagar mais do que o imóvel vale. Por isso, confira outros imóveis parecidos na mesma região e visite o imóvel para ver se realmente vale a pena. No caso de imóveis que precisam ser reformados para a venda, pesquise também os custos da reforma para seu investimento ser vantajoso.

3. Mudanças no mercado financeiro

O mercado imobiliário, assim como os outros, está propenso a oscilações. Avalie fatores como índices de compra de imóveis e as taxas de juros do momento. Afinal, se o comprador vai precisar de crédito para comprar o imóvel, juros altos no financiamento indicam baixas possibilidades de vendas.

4. Valorização incerta

Além do mercado, outros detalhes contribuem para a valorização do imóvel, como a localização e o estado da edificação. Para quem compra um imóvel esperando pela valorização, é preciso saber também que ela pode demorar. Portanto, é importante ter uma carteira de investimentos diversificada, seja com mais imóveis ou outros investimentos.

5. Custos de manutenção elevados

Além dos custos de aquisição, é válido lembrar que os custos de manutenção de um imóvel também podem ser elevados. No caso de condomínios, é preciso lembrar que a taxa de condomínio é de inteira responsabilidade do proprietário quando o imóvel está desocupado. Também há o IPTU e outros gastos com a manutenção da edificação que devem ser planejados.

6. Imobilidade do patrimônio

Investir em imóveis significa que uma parte do seu patrimônio está “imobilizada”, afinal, até que apareça um comprador, esse imóvel não te dá lucro, como outros investimentos. É por isso que eles são recomendados para os investidores que planejam lucros a médio e longo prazo. Portanto, não são recomendáveis para quem procura rápidos retornos.

7. Rentabilidade

A rentabilidade é um risco quando se investe em imóveis. Afinal, há variáveis previsíveis como os custos de reforma ou manutenção, mas a longo prazo, há variáveis imprevisíveis, como a questão da valorização. Portanto, é preciso se planejar muito bem e diversificar a carteira para ter uma boa rentabilidade.

Os imóveis são investimentos seguros, desde que se conheça os riscos e se planeje para eles. Deseja investir em imóveis de alto padrão? Acesse confira em nosso site o imóvel ideal para seu bolso!

Compare listings

Comparar