Quando pensamos em uma casa altamente moderna, logo imaginamos uma casa totalmente automatizada! Embora a tecnologia possa estar presente, ter uma casa moderna implica também no bom aproveitamento da luz natural, a compreensão da casa com o terreno ao redor e outros detalhes que vamos abordar no decorrer desse texto.
Então, quer saber como ter uma casa altamente moderna? Continue a leitura e saiba mais!
Entenda a relação do terreno com o entorno
Cada terreno é único e, quando já há uma edificação que será reformada, é preciso levar esses detalhes em consideração. Assim, é muito importante pensar na interação dessa casa com o entorno, especialmente para definir o melhor aproveitamento da luz natural e a distribuição de cada ambiente.
Além do terreno, também é importante que o projeto esteja bem alinhado às características do condomínio em que se encontra, do bairro ou mesmo da cidade. Isso não significa que o projeto não terá uma identidade personalizada, mas que irá se adaptar perfeitamente ao ambiente ao seu redor.
No caso de uma reforma, tudo depende do gosto e vontade dos proprietários. Pois é possível modernizar um imóvel clássico sem perder suas características da época, mas também é possível repaginar totalmente, sem que se note que é um imóvel de outra época.
Defina um conceito ainda no projeto
O conceito, nada mais é do que um conjunto de ideias que serão colocadas em prática. Portanto, as primeiras reuniões com o arquiteto, engenheiro e demais profissionais, servem para alinhar o conceito, que é responsável por trazer coesão ao que será desenvolvido, além de aplicabilidade às ideias.
Nessa etapa são definidas as cores que serão utilizadas, volumes, curvas, tipo de acabamento desejado e outros detalhes.
Modernidade também é a integração com a natureza
Um projeto moderno é amplamente integrado com a natureza ao seu redor. Afinal, otimizar a energia é um ponto importante para o futuro do planeta, pensando no consumo de energia limpa e renovável. Isso implica em aplicar janelas amplas e estratégicas para ter mais iluminação natural e valorizar a luz da sua casa.
Outro ponto é a ventilação, que pode ser otimizada de forma natural pelo uso de cobogós, ambientes mais amplos e uso pontual de vidro, já que seu uso excessivo pode comprometer a circulação.
Escolha sistemas eficientes e modernos
Ter uma casa altamente moderna inclui uma boa escolha de sistemas energéticos, como por exemplo, o sistema fotovoltaico, de energia solar. A energia solar pode, inclusive, ser utilizada para aquecer a água das torneiras, duchas e até mesmo de piscinas e banheiras.
Existem também sistemas para a captação da água da chuva, que pode ser utilizada em atividades domésticas. Enfim, a tecnologia e a inovação proporcionam soluções que deixam a casa mais moderna, eficiente e trazem autonomia para o projeto.
Garanta a acessibilidade
Por fim, um ponto importante é garantir a acessibilidade. Ou seja, a inclusão de rampas de acesso em trechos elevados e também de elevadores em edificações com mais de um andar. Outro ponto importante é a construção ou adequação de banheiros, que devem ser mais amplos e pensados também para as pessoas com necessidades especiais.
Outro ponto importante da acessibilidade é garantir que seja adequado para todas as faixas etárias, incluindo crianças e idosos, que ainda que não morem no imóvel, podem visitar sua casa em algum momento. A Norma brasileira 9050 fala sobre a acessibilidade em edificações e o arquiteto responsável deve consultá-la para executar de acordo.
Além disso, é importante verificar as normas e legislação da região. Afinal, pode haver instruções específicas dependendo da localidade do imóvel, especialmente em região litorânea ou áreas de proteção ambiental.
Acesse nosso site e consulte os nossos imóveis e começe a tirar seu projeto do papel.