Após a compra do seu apartamento de luxo, é bem possível que a próxima etapa em que você vai adentrar é pensar no design de interiores do seu novo imóvel. E como saber que tipo de design se encaixa melhor ao seu apartamento, dentre tantos estilos e vertentes? Hoje, trouxemos algumas orientações que vão trazer essa clareza. Confira!
Observe o estilo do empreendimento
É bastante importante que exista uma mínima conversa entre o estilo do empreendimento e o design do seu apartamento. Por exemplo: se você optar por um imóvel em um edifício bastante moderno, com áreas comuns com design industrial, linhas retas e cores neutras, mas construir a sua ambientação em uma proposta muito retrô, com inspirações do século XX, estampas grandes e coloridas, vai haver uma discordância.
Essa discrepância pode gerar uma estranheza, então o ideal é buscar um empreendimento com estilo similar ao que mais lhe agrada.
Conheça os diferentes estilos e as suas características
O design de interiores pode se basear em inúmeros estilos: clássico, industrial, minimalista, provençal, escandinavo, boho… e todos eles podem ser incorporados a um apartamento de luxo. O que faz realmente a diferença é a escolha dos materiais e acabamentos, a harmonia das composições.
Então, comece pesquisando sobre esses diferentes estilos, entendendo quais são as características mais marcantes de cada um, buscando referências em fotos e vídeos. Isso vai lhe ajudar a entender qual proposta mais combina com a sua personalidade.
Não tenha medo de combinar estilos
O seu design de interiores não precisa ter elementos de um único estilo. É possível mesclar dois ou até mais padrões diferentes. Porém, o desafio é fazer com que tudo converse, que os elementos não “briguem” entre si e que sejam coordenados de forma que faça sentido. Para isso, você vai precisar do suporte de um bom profissional.
O ponto é: se ao seguir a dica anterior você identificar mais de um estilo de design que aprecie, não se preocupe. Leve essas ideias para o designer e ele vai ajudar a trazer essas referências diferentes de uma maneira que a sua junção traga personalidade ao apartamento e não a sensação de desordem.
Pense na funcionalidade
De nada adianta um apartamento belíssimo do qual ninguém consegue desfrutar. Por isso, também é preciso considerar a funcionalidade de cada ambiente. Por exemplo: a sua ideia é que a sala de TV seja um espaço para reunir a família e dividir momentos descontraídos? Isso não vai acontecer se você escolher um sofá desconfortável, por mais bonito que ele seja.
E não é só isso, também é preciso pensar na rotina do dia a dia. O design deve servir você e não o contrário.
Saiba o que você não quer de jeito nenhum!
Não basta saber o que você gostaria que o seu apartamento tivesse, também é necessário ter uma lista de “aversões”, daquilo que está fora de cogitação. Acredite: isso vai ajudar muito o seu designer a ser mais assertivo.
Se você encontrar um apartamento que, por si só, tenha um estilo adequado às suas expectativas, todo o resto será mais fácil. Conte conosco para isso, acesse o nosso site!